quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Não Fale mal do seu cavalo

Não Fale mal do seu cavalo
'Mineirinho cansado de seu cavalo vivia reclamando pra esposa dele;

- 'Muié' essa praga de cavalo estragou nossa plantação de milho, pisou na nossa horta , deu um coice na nossa vaquinha leitera e , ainda 'purcima' cagou na porta de casa. Só dá 'prejú muié'. Esse cavalo não atende as nossas necessidades.'Quié' que faço com ele? Paguei um dinheirão.

- Se acalma, homem,

 que o cumpadre tá chegando, respondeu a mulher.
Depois daquela tradicional conversa sem assunto o compadre diz:
- Bonita casa, mas o que eu mais gostei foi do seu cavalo, que belezura.
Depois de um pulo na cadeira, o mineirinho diz: "O que cumpadre? Ocê gostou do Faz Tudo? Tá pondo olho-gordo no pobrezinho? Ói que eu me ofendo, hein!!!"
- Não cumpadre. Com todo respeito, só achei o bicho aprumado.
-'Ah bão', disse o mineiro.Pois saiba o senhor que esse cavalo é como um filho pra mim, nunca deu trabalho, num imagina do que ele é capaz. Veja só: de manhã , antes de nos acorda, o bichinho já traz um balde d'água bem na porta de casa, eu assobio e ele já se prepara pra ''trabaia'' na roça, puxa o arado que é uma beleza, 'num precisa nem de guiá', vai sozinho até a cachoeira e 'vorta' limpinho. Eh belezura de animal, cumpadre.
A visita já com os olhos arregalados pergunta:
- Quanto? Isso mesmo que o cumpadre tá pensando. Pode ''punha preço'' que eu pago.
- Nem pensar. É meu, e eu não vendo.
- O cumpadre tá fazendo pouco caso da minha pessoa. Pois dou dez mil.
- Não, nem pensar!Ta de ofensa...
-Quinze... vinte... vinte cinco e mais dois bezerrinhos e uma malhada.
- Tá bem cumpadre, mas só vou fechar o negócio em nome da nossa amizade, afinal ela tem que valer mais que um cavalo, né? Paga em dinheiro e manda entregar o resto da oferta aqui, enquanto eu mando o cavalinho lá pra tua roça, tá? Muíé traz café que o cumpadre merece.

Duas semanas depois o cumpradre do mineirinho volta pra ter uma prosa com ele, fulo da vida ele descarrega;
- Esse cavalo é uma b*****, só dá preju, já perdi minha safrinha e...
- O cumpadre, diz o mineiro. Se você fica falando mal do teu cavalinho, você num arruma um trouxa pra passar ele pra frente.
Moral da história:
'Nunca fale mal dos seu cavalo, se não você não se livra dele'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário